• Coordenador e docente de programas de aperfeiçoamento de professores universitários no país e no exterior

  • Membro Fundador do "Centro de Tecnologia da Educação" da USP (1971-1975)


  • Coordenador do Comitê de Educação do CLAF - Centro Latino-Americano de Física (1970-1985)


  • Criador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Física, do Instituto de Física da USP (IFUSP) (1968-1970)


  • Consultor de organismos internacionais, instituições e universidades latino-americanas em programas de educação


  • Professor e Conferencista no exterior, tendo participado, como convidado, de cerca de 50 reuniões internacionais


  • Consultor de instituições e empresas governamentais e privadas do país em cerca de 200 projetos educativos desenvolvidos sob sua direção e co-autoria, dos quais 50 projetos de Educação à Distância


  • Criador, Coordenador e Docente da disciplina Tecnologia de Ensino de Física, ministrada no IFUSP (1968 até o presente)


  • Um dos principais responsáveis pela introdução, no país e na América Latina, da Tecnologia da Educação aplicada ao processo ensino-aprendizagem de física, com desenvolvimento de extenso programa de divulgação e formação, compreendendo mais de uma centena de cursos, palestras, conferências, etc. junto às principais instituições universitárias latino-americanas.


  • Autor de cerca de 60 trabalhos científicos e educacionais e 12 livros científicos e educacionais, um dos quais editado no Brasil e no México ("Tecnologia de la Educación y su aplicación al aprendizaje de la física", Editorial Continental, México - 3ª reimpressão)


  • Titular da TECHNE - Sistemas Educacionais e de Treinamento. Diretor de criação de projetos educacionais (1975 até o presente)


  • Áreas de Atuação Profissional: Física, Engenharia Nuclear, Educação em Física, Educação e Desenvolvimento de Recursos Humanos


  • Linhas atuais de pesquisa e desenvolvimento : Aplicação da Tecnologia da Educação no planejamento, criação e implantação de sistemas de educação e treinamento. Criação de materiais e sistemas educacionais auto-instrutivos interativos. Tecnologia da Informática e da Telecomunicação em educação e treinamento. Educação à Distância. Transição da Educação Formal para a Educação Não-Formal. Programas de aperfeiçoamento de professores universitários.
Topo da Página
Instituto de Física - Universidade de São Paulo
Rua do Matão/ Travessa R
Cidade Universitária
CEP 05389-970 - São Paulo/ Brasil
Caixa Postal 66318
- CEP 05315-970
São Paulo/ Brasil

tel. (55-11) 3818-6919 e (55-11) 3818-6916
fax: (55-11) 3818-6832
e-mail: dib@if.usp.br

Techne - Sistemas Educacionais e de Treinamento
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1690 - 13º andar
CEP 01452-001 - São Paulo/Brasil
tel. (55-11) 3813-2766
fax: (55-11) 3819-9024
e-mail: czdib@techne-dib.com.br

..................................................................
DESTAQUE!!!!

O PAD - Programa de Apoio ao Docente, cuja criação e coordenação é responsabilidade do Prof. Claudio Zaki Dib, vem oferecendo seguidamente o Curso Básico do PAD. O curso tem tido elevado índice de aceitação junto aos docentes da USP, tanto nas unidades da capital como nos campi do Interior, com cerca de 120 docentes inscritos e aproximadamente 150 aguardando desenvolvimento do programa junto às outras unidades do Estado.


Entrevista: "Uma forma mais atraente de ensinar"
..................................................................

Trabalhos publicados
(Download completo)

Leia o texto! How to Promote the Necessary Transition from Formal to Non-Formal Education in a Conventional Classroom: an Effective Strategy for Science Teaching

Leia o texto! Educación a Distancia en la Ensenãnza de Electricidad Básica en Nivel Técnico: un Estudio de Caso

Leia o texto! Estrategias No Formales para la Innovación en Educación: Concepto, Importancia y Esquemas de Implementación

Leia o texto! The Planning and Developing of an Instructional System Based on the Classroom Use of Textbooks, with Reference to Energy, Entropy and Irreversibility

Leia o texto! O Professor de Física na Educação Não-Formal e o Novo Papel do Livro-Texto

Leia o texto! Formal, Non-Formal and Informal Education: Concepts/Applicability

Leia o texto! Schenberg e a Pesquisa Educacional em Física

Leia o texto! Una Propuesta para la Planificación de un Programa de Educación Continua a Nivel Post Universitario

Leia o texto! Tecnologia da Educação: Instrumento para a Inovação no Ensino da Física



desenvolvido por:
Global Map Internet Marketing