ATIVIDADES DOCENTES 

Voltar ao menu
Início
PAD - PROGRAMA DE APOIO AO DOCENTE - USP
 

O PAD - Programa de Apoio ao Docente constitui um programa de apoio e assessoramento aberto aos docentes da Universidade de São Paulo, instituído pela Pró-Reitoria de Graduação e o Núcleo de Apoio aos Estudos de Graduação - NAEG, em colaboração com o Instituto de Física.

 

Objetivo Geral
Dotar os docentes de conhecimentos e habilidades que possibilitem o aperfeiçoamento e a inovação nas atividades de ensino de graduação.

Atividades desenvolvidas no PAD

  • Oferecimento de palestras e cursos, organização de mesas-redondas, seminários, etc. abrangendo diferentes aspectos do processo ensino-aprendizagem em sala de aula, propiciando debates, troca de informações, etc.

  • Assessoramento aos docentes, relativamente à análise de estratégias e procedimentos educacionais adotados pelos mesmos, e orientação para o aperfeiçoamento e para a inovação do ensino em sala de aula.


  • Oferecimento de assessoria relativamente à criação de livros-textos e demais materiais educativos visando o aperfeiçoamento/inovação do processo educativo em sala de aula.

  • Desenvolvimento de ações visando a gradativa implantação de esquemas não-formais, particularmente educação à distância, na Universidade de São Paulo.

CURSO BÁSICO DO PAD

As atividades desenvolvidas no PAD são estabelecidas a partir de um Curso Básico, oferecido aos docentes da USP e apresentado pelo Prof. Dr. Claudio Zaki Dib, do Instituto de Física.

Objetivos do Curso Básico

  • Possibilitar ao participante o domínio de conhecimentos básicos para a compreensão das razões do reduzido sucesso dos procedimentos tradicionais em sala de aula e o consequente desenvolvimento de uma atitude crítica a respeito.


  • Dotar os participantes de conhecimentos e habilidades que possibilitem aperfeiçoar/inovar, de forma significativa, as atividades de ensino de graduação, a partir da sala de aula tradicional.


  • Dotar o participante de instrumentos básicos para a criação e a implementação de esquemas alternativos eficazes e eficientes para o ensino, particularmente os derivados de estratégias não-formais em Educação.

Conteúdo Programático

Apesar do caráter flexível do conteúdo do curso, os temas básicos desenvolvidos abrangem:

  1. Autodiagnóstico individual dos participantes com relação aos procedimentos que usualmente adotam no ensino em sala de aula.

  2. A "mitologia educativa": uma crítica à educação formal. Necessidade de uma fundamentação científica à Educação.

  3. Conceituação de Tecnologia da Educação e Tecnologia Instrucional.

  4. Macromodelo e Micromodelo do Processo Ensino-Aprendizagem

  5. Estabelecimento de objetivos cognitivos, afetivos e motores na planificação e execução do processo educativo em sala de aula.

  6. Meios Instrucionais. Meios versus Objetivos.

  7. Avaliação da Aprendizagem.

  8. Educação Formal, Não-formal e Informal: conceituação e utilização.

  9. Um modelo para a transição da educação formal para a educação não-formal.

  10. Uso do modelo de transição para o aperfeiçoamento do ensino em sala de aula.

  11. Criação de sistemas educacionais alternativos. Estudo de Casos.

  12. Estratégias não-formais na criação de processos inovadores no ensino.

  13. Educação à distância: conceituação, estratégias, materiais e sistemas educativos, esquemas de controle, etc.

  14. Informática e educação não-formal.

Metodologia

É utilizada uma metodologia dinâmica, com exposições dialogadas com o auxílio de transparências e diapositivos, leituras e trabalhos individuais e em grupo.

Desenvolvimento do Curso

A duração total do curso é de cerca 20 horas, compreendendo a realização de 5 sessões semanais, com 4 horas de duração cada.

 

Cursos Básicos Ministrados

1.

Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Graduação, São Paulo, Setembro/1999

2. Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Graduação, São Paulo, Março/2000
3. Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Graduação, São Paulo, Abril/2000
4. Universidade do Oeste de Santa Catarina - Março/2001
5. Universidade Central do Equador - Faculdade de Engenharia e Ciências Físicas do Equador - Instituto de Pós-Graduação, Quito/Equador - Março/2001
6. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo, Abril/2001 (Grupo 1)
7. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo, Abril/2001 (Grupo 2) .

Convites para ministrar o Curso Básico no corrente ano

1.

Universidade Central do Equador - Faculdade de Ciências Químicas

2. Universidade Central do Equador - Faculdade de Engenharia e Ciências Físicas do Equador - Instituto de Pós-Graduação
3. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo

Cursos Avançados do Programa de Aperfeiçoamento do Docente

Nos meses de agosto e setembro de 2001, foi desenvolvido, junto à Universidade de São Paulo, um curso avançado do Programa de Apoio ao Docente - PAD, versando sobre "Planejamento Instrucional - Módulo A: Estabelecimento de Objetivos Educativos", com cerca de 21 horas de duração, tendo como participantes professores da Universidade de São Paulo que anteriormente realizaram o Curso Básico do PAD.

Reunião de Avaliação do Programa de Aperfeiçoamento do Docente

Realizada, em fevereiro de 2001, com a participação de docentes que assistiram ao Curso Básico, tendo como objetivo a avaliação de resultados alcançados, troca de informações entre os participantes, orientação, etc., como parte de um programa de acompanhamento das atividades de inovação e aperfeiçoamento realizadas pelos participantes do PAD desenvolvido junto à Universidade de São Paulo.

 

Topo da Página


Voltar ao menu
Início