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INSTITUTO
DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (IFUSP)
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Coordenador e Professor
das disciplinas Tecnologia de Ensino
de Física 1 e Tecnologia de Ensino
de Física 2 (nível de graduação), de 1968 até o presente.
Tecnologia
de Ensino de Física 1
Pré-requisitos:
FNC375 - Física Moderna I |
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Programa:
Tecnologia da Educação e Tecnologia de Ensino de Física: conceituação
e características. Auto-diagnóstico individual e grupal dos participantes,
com relação a seus procedimentos docentes. Educação tradicional versus
educação fundamentada em Tecnologia Educativa. "Mitologia educativa":
crítica à educação convencional. Fundamentos da Tecnologia da Educação:
Teorias Psicológicas (Skinner, Gagné, Piaget, Bruner, Ausubel, Rogers,
Neill), Teoria de Sistemas, Teoria da Comunicação, Bases Sócio-Antropológicas.
Macromodelo e Micromodelo da Tecnologia Educativa. Planejamento e
criação de sistema ensino/aprendizagem fundamentado na Tecnologia
Educativa. Transferência de Tecnologia da Educação nos níveis de ciência,
tecnologia e técnica. Aprendizagem de conceitos em física: conceitos
simples e afirmações conceituais (leis, princípios e afirmações científicas).
Planejamento e criação de materiais educativos para a aprendizagem
de conceitos físicos. Desenvolvimento e aplicação de sistema para
a aprendizagem de física, com a utilização de Tecnologia Educativa.
Educação Formal, Não-Formal e Informal: conceituação e utilização.
Um modelo para a transição da Educação Formal para a Não-Formal. Utilização
do modelo de transição para o aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem
em sala de aula. Estratégias não-formais e a criação de processos
inovativos no ensino de física. Uso do livro-texto de física em sala
de aula, pelo aluno, segundo enfoque derivado da Tecnologia Educativa.
Educação à distância no ensino da física: características, estratégias,
materiais educativos, esquemas de controle, etc. Emprego da Tecnologia
da Educação na criação de "softwares" educativos para a aprendizagem
de Física. |
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Metodologia:
Exposições dialogadas, com o auxílio de transparências e diapositivos,
leituras individuais, debates, jogos e exercícios educativos, trabalhos
individuais e em grupo. |
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Critérios
de avaliação:
Não há provas formais. A avaliação (de natureza formativa) é semanal,
a partir de cerca de 25 trabalhos individuais realizados durante o
curso. |
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Bibliografia:
1. Tecnologia da Educação e sua aplicação à aprendizagem de
física. C. Z. Dib. São Paulo: Pioneira. 1974. 2. Developing
auto-instructional materials. A.J.Romszowski. London: Kogan Page.
1986. 3. Tecnologia Educacional para el docente. C.B.Chadwick.
Barcelona: Paidos. 1987. 4. Instructional Development Paradigms.
C.R.Dills & A.J.Romiszowski. Englewood Cliffs : Educational Technology
Publications. 1997. 5. Cerca de 50 artigos, separatas, material
de referência, etc. entregues aos alunos para leitura, debates e realização
de trabalhos. |
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Regime de
oferecimento: Semestral |
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Duração:
60 horas |
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Carga horária
semanal e número de créditos: 4 |
Tecnologia
de Ensino de Física 2
Pré-requisitos:
FGE461 - Tecnologia de Ensino de Física I |
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Programa:
Etapas no planejamento e criação de sistema ensino/aprendizagem de
física, segundo enfoque derivado da Tecnologia Educativa: caracterização
da população-alvo, especificação de objetivos, análise do conteúdo,
hierarquização de conceitos, roteirização, elaboração dos materiais
e meios educativos. Técnicas de especificação operacional de objetivos.
Planejamento e criação de meios e materiais auto-instrutivos, de natureza
interativa, para a aprendizagem de física. Criação de materiais educativos
de física (livro-texto, VT, "softwares", hipertextos, etc.) para a
implantação de educação à distância. Elaboração de livro-texto de
física, interativo e auto-suficiente, para auto-aprendizagem. Desenvolvimento
de projeto: criação de livro-texto para a aprendizagem de física (2º
ou 3º graus). |
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Metodologia:
Exposições dialogadas, leituras individuais e em grupo, trabalhos
individuais e em grupo, debates. Desenvolvimento de projeto. |
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Critério de
avaliação:
Não há provas formais. A avaliação é feita a partir de trabalhos individuais
e, particularmente, de projeto desenvolvido durante o curso, com extensão
média de 50 páginas, compreendendo a criação de texto auto-instrutivo
interativo de física. |
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Bibliografia:
1. Tecnologia da Educação e sua aplicação à aprendizagem
de física. C. Z. Dib. São Paulo: Pioneira. 1974. 2. Developing
auto-instructional materials. A.J.Romszowski. London: Kogan Page.
1986.3. Instructional Development Paradigms. C.R.Dills
&A.J.Romiszowski. Englewood Cliffs: Educational Technology Publications.
1997. 4. The technology of text - principles for structuring,
designing, and displaying text. D.H.Jonassen. ed. Englewood Cliffs:
Educational Technology Publications. 1982. 5. Cerca de 30 artigos,
separatas, material de referência, etc. entregues aos alunos para
leitura, debates e realização de trabalhos. |
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Regime de
oferecimento: Semestral Duração: 60 horas Carga horária semanal
e número de créditos: 4 |
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Duração:
60 horas |
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Carga horária
semanal e número de créditos: 4 |
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