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INSTITUTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (IFUSP)

 

 

Coordenador e Professor das disciplinas Tecnologia de Ensino de Física 1 e Tecnologia de Ensino de Física 2 (nível de graduação), de 1968 até o presente.

Tecnologia de Ensino de Física 1

Pré-requisitos:
FNC375 - Física Moderna I
Programa:
Tecnologia da Educação e Tecnologia de Ensino de Física: conceituação e características. Auto-diagnóstico individual e grupal dos participantes, com relação a seus procedimentos docentes. Educação tradicional versus educação fundamentada em Tecnologia Educativa. "Mitologia educativa": crítica à educação convencional. Fundamentos da Tecnologia da Educação: Teorias Psicológicas (Skinner, Gagné, Piaget, Bruner, Ausubel, Rogers, Neill), Teoria de Sistemas, Teoria da Comunicação, Bases Sócio-Antropológicas. Macromodelo e Micromodelo da Tecnologia Educativa. Planejamento e criação de sistema ensino/aprendizagem fundamentado na Tecnologia Educativa. Transferência de Tecnologia da Educação nos níveis de ciência, tecnologia e técnica. Aprendizagem de conceitos em física: conceitos simples e afirmações conceituais (leis, princípios e afirmações científicas). Planejamento e criação de materiais educativos para a aprendizagem de conceitos físicos. Desenvolvimento e aplicação de sistema para a aprendizagem de física, com a utilização de Tecnologia Educativa. Educação Formal, Não-Formal e Informal: conceituação e utilização. Um modelo para a transição da Educação Formal para a Não-Formal. Utilização do modelo de transição para o aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem em sala de aula. Estratégias não-formais e a criação de processos inovativos no ensino de física. Uso do livro-texto de física em sala de aula, pelo aluno, segundo enfoque derivado da Tecnologia Educativa. Educação à distância no ensino da física: características, estratégias, materiais educativos, esquemas de controle, etc. Emprego da Tecnologia da Educação na criação de "softwares" educativos para a aprendizagem de Física.
Metodologia:
Exposições dialogadas, com o auxílio de transparências e diapositivos, leituras individuais, debates, jogos e exercícios educativos, trabalhos individuais e em grupo.
Critérios de avaliação:
Não há provas formais. A avaliação (de natureza formativa) é semanal, a partir de cerca de 25 trabalhos individuais realizados durante o curso.
Bibliografia:
1
. Tecnologia da Educação e sua aplicação à aprendizagem de física. C. Z. Dib. São Paulo: Pioneira. 1974. 2. Developing auto-instructional materials. A.J.Romszowski. London: Kogan Page. 1986. 3. Tecnologia Educacional para el docente. C.B.Chadwick. Barcelona: Paidos. 1987. 4. Instructional Development Paradigms. C.R.Dills & A.J.Romiszowski. Englewood Cliffs : Educational Technology Publications. 1997. 5. Cerca de 50 artigos, separatas, material de referência, etc. entregues aos alunos para leitura, debates e realização de trabalhos.
Regime de oferecimento: Semestral
Duração: 60 horas
Carga horária semanal e número de créditos: 4

 

Tecnologia de Ensino de Física 2

Pré-requisitos:
FGE461 - Tecnologia de Ensino de Física I
Programa:
Etapas no planejamento e criação de sistema ensino/aprendizagem de física, segundo enfoque derivado da Tecnologia Educativa: caracterização da população-alvo, especificação de objetivos, análise do conteúdo, hierarquização de conceitos, roteirização, elaboração dos materiais e meios educativos. Técnicas de especificação operacional de objetivos. Planejamento e criação de meios e materiais auto-instrutivos, de natureza interativa, para a aprendizagem de física. Criação de materiais educativos de física (livro-texto, VT, "softwares", hipertextos, etc.) para a implantação de educação à distância. Elaboração de livro-texto de física, interativo e auto-suficiente, para auto-aprendizagem. Desenvolvimento de projeto: criação de livro-texto para a aprendizagem de física (2º ou 3º graus).
Metodologia:
Exposições dialogadas, leituras individuais e em grupo, trabalhos individuais e em grupo, debates. Desenvolvimento de projeto.
Critério de avaliação:
Não há provas formais. A avaliação é feita a partir de trabalhos individuais e, particularmente, de projeto desenvolvido durante o curso, com extensão média de 50 páginas, compreendendo a criação de texto auto-instrutivo interativo de física.
Bibliografia:
1. Tecnologia da Educação e sua aplicação à aprendizagem de física. C. Z. Dib. São Paulo: Pioneira. 1974. 2. Developing auto-instructional materials. A.J.Romszowski. London: Kogan Page. 1986.3. Instructional Development Paradigms. C.R.Dills &A.J.Romiszowski. Englewood Cliffs: Educational Technology Publications. 1997. 4. The technology of text - principles for structuring, designing, and displaying text. D.H.Jonassen. ed. Englewood Cliffs: Educational Technology Publications. 1982. 5. Cerca de 30 artigos, separatas, material de referência, etc. entregues aos alunos para leitura, debates e realização de trabalhos.
Regime de oferecimento: Semestral Duração: 60 horas Carga horária semanal e número de créditos: 4
Duração: 60 horas
Carga horária semanal e número de créditos: 4

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